Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

29 de outubro é o Dia da Prevenção à Lavagem de Dinheiro

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promove todo ano a campanha de combate à lavagem de dinheiro em nível internacional, focando especialmente em uma abordagem preventiva

No dia 29 de outubro, em uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), comemora-se o Dia da Prevenção à Lavagem de Dinheiro, apoiada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e por diversas instituições internacionais e nacionais voltadas ao tema.

Há anos o UNODC promove o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura de combate à lavagem de dinheiro em nível internacional, focando especialmente em uma abordagem preventiva.

A data foi criada em 2014, com o propósito de conscientizar jovens, adultos, empresários, agentes públicos e a sociedade em geral de que por trás da lavagem de dinheiro estão o crime organizado transnacional, o tráfico de drogas, o tráfico de armas, a corrupção, o sequestro, o terrorismo e o financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, entre outros.

Esse tema apresenta especial relevância para o Brasil, este ano, considerando o processo da Quarta Rodada de Avaliação Mútua conduzido pelo Grupo de Ação Financeira (Gafi), que teve início em setembro. A avaliação consiste no processo de análise dos elementos técnicos e de efetividade dos sistemas legais e institucionais contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Destaca-se que uma avaliação exitosa pelo Gafi é de grande importância para a imagem do país e para uma boa relação com o mercado global.

Fonte: Coaf, em 27.10.2022