Lepok eleva Compliance fiscal com apoio da Systax

As regras fiscais organizadas e mantidas pela empresa de inteligência fiscal serão fundamentais para que a companhia do mercado de suprimentos de informática e papelaria evolua cada vez mais o Compliance

Com mais de 30 anos de atuação com papelaria e suprimentos de informática, a Lepok conta com cinco lojas espalhadas por São Paulo, Alphaville e Jundiaí. Os estabelecimentos são modernos e o Centro de Distribuição possui mais de 5 mil m², totalmente informatizado, sendo responsável pela parte logística dos mais de 10 mil itens que compõem o catálogo da Lepok. Durante a pandemia, as transações interestaduais aumentaram e, para conseguir maior assertividade nas tributações, a companhia acionou a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com mais de 21 milhões de regras tributárias.

O contato entre as empresas se deu por conta de outro prestador de serviço da Lepok, a MicroUniverso, desenvolvedora do ERP utilizado pela rede. O projeto está iniciando com itens fundamentais para a empresa, mas a ideia é que, aos poucos, outros produtos passem também pela análise da Systax. A ideia é que a expertise da companhia de inteligência fiscal seja utilizada para aumentar o Compliance, além de permitir que a Lepok passe a pagar apenas o correto de cada tributação, sem adicionais. “Só vamos conseguir chegar a esse patamar com a parametrização correta. Já havíamos identificado que tínhamos de ser mais assertivos nestes pagamentos, sem desembolsar a mais. Esse é um dos grandes objetivos”, aponta Thales Dias, Gerente de TI Lepok.

A principal expectativa é que a automação do processo de parametrização fiscal seja bem sucedia para atender o Compliance. Além disso, que a Lepok esteja trabalhando dentro das respectivas regras fiscais para as operações e produtos em todas Unidades Federativas. “Por conta dessa complexidade e do nosso regime tributário atual, é essencial uma ferramenta como a da Systax para manter a área fiscal da empresa de forma correta, sem correr riscos. As regras são personalizadas de acordo com a nossa demanda”, ressalta Thales. “O atendimento desde o início foi muito bom, tivemos uma sinergia ótima na questão comercial também, então o projeto começou fluindo bem e esperamos terminar melhor ainda”.

Jerson Prochnow, CEO da Systax, sinaliza que a preocupação da Lepok quanto ao Compliance é justificada pela importância de estar em conformidade com o Fisco. “Mesmo um pequeno erro na tributação faz com que as empresas paguem valores excedentes. Além disso, caso seja para menos, penalidades podem ocorrer, fazendo com que a empresa destine um valor muito mais alto do que o previsto. Tudo isso acarreta uma série de problemas nas organizações e automatizar a parametrização é um importante passo”, finaliza o executivo.

Sobre a Systax

A Systax Sistemas Fiscais acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 21 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Combinam essas regras para gerar e monitorar mais de 1,5 bilhão de itens dos clientes da Systax. Veja mais: http://www.systax.com.br/

Fonte: IDEIACOMM, em 19.01.2021