Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Live da Rede GIRC debate liderança para integridade em tempos de crise

23ª reunião da Rede foi realizada pela CGU em transmissão virtual que reuniu mediadores e palestrantes de cinco instituições e foi acompanhada por 201 participantes

Transmissão contou com um público de 201 espectadores, que participaram com o envio de perguntas e comentários para interagir com os palestrantes e mediadores

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou na última quarta-feira (29) a 23ª reunião da Rede Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos (GIRC). A reunião teve como tema “Liderança para integridade em tempos de crise” e aconteceu por meio de uma Live transmitida pela internet. Essa foi a primeira transmissão virtual da Rede GIRC dirigida ao público externo e com a participação de palestrantes de outras instituições.  

O encontro virtual contou com a participação da coordenadora-geral de Integridade Pública da CGU, Carolina Carballido, e do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa, que atuaram na mediação das apresentações. Como palestrantes, participaram o professor e pesquisador da Universidade de Brasília (Unb) Marilson Dantas, o diretor de Riscos e Compliance do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Claudenir Brito, e o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Wagner Alessander. 

A transmissão contou com um público de 201 espectadores, que participaram com o envio de perguntas e comentários para interagir com os palestrantes e mediadores. 

A próxima reunião da Rede GIRC será realizada no dia 27 de maio, também por transmissão virtual.

Painéis

O chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Infraestrutura, Wagner Alessander, tratou da liderança para integridade e dos riscos de corrupção em meio à pandemia da Covid-19, tratando de medidas de integridade para contratações públicas e exemplificou com ações adotadas pelo Ministério da Infraestrutura nesse contexto.

Já o professor Dr. Marilson Dantas, coordenador do Projeto REAG-BR-Repositório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança e Líder do Laboratório de Inteligência Pública (LabPI) da Unb, apresentou o painel “Como oferecer informações íntegras para que os líderes tomem decisões?”. O professor considerou a importância de se ter um sistema de informação que seja íntegro, que represente de forma justa a realidade e que permita ao gestor avaliar e corrigir rapidamente suas decisões, especialmente neste momento de crise.

O diretor de Riscos e Compliance do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Claudenir Brito, apresentou painel abordando a liderança para integridade em tempos de crise, destacando a situação do BNDES nesse contexto e as medidas adotadas pelo banco na contenção da crise, além dos desafios atuais da liderança. 

A gravação da reunião será publicada no canal da CGU no YouTube e na plataforma da Rede Girc no Gestgov, onde também estão disponíveis as apresentações dos painelistas.

A Rede

A Rede GIRC foi criada para que os órgãos, entidades e instituições do Poder Público adotem medidas coordenadas de sistematização de práticas relacionadas a governança pública, integridade, gestão de riscos e controles internos.

A iniciativa é um dos resultados práticos da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016, que instituiu procedimentos para gerir os riscos, proteger a integridade das instituições e a segurança dos recursos públicos. Criada pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, hoje Ministério da Economia, em conjunto com a CGU, a rede tem ampliado parcerias e auxiliado no fortalecimento da gestão de riscos nos órgãos públicos. Atualmente, é composta por cerca de 100 órgãos e instituições da administração direta e indireta.

Fonte: CGU, em 04.05.2020