Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Em meio à crise do Coronavírus, plataformas oferecem de assinatura eletrônica à videoconferência gratuitamente

Com o aumento do número de infectados pelo Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde, recentemente, advertiu que viagens de trabalho sejam canceladas e que as empresas avaliem a possibilidade de os colaboradores trabalharem remotamente, em casa. A medida evita a proliferação do vírus por meio do contato humano. 

É diante desse cenário que muitas empresas de software têm sido cada vez mais procuradas pelos profissionais. São ferramentas destinadas à diversas atividades, como comunicação entre as equipes, videochamadas e uma expressiva procura por plataformas de assinatura digital.

Pensando no impacto positivo que este tipo de ferramenta traria ao mercado brasileiro, uma startup curitibana lançou o assinaturagratis.com, uma plataforma gratuita para assinar contratos e documentos eletronicamente. Ela elimina o contato físico, impressão de papéis e idas ao cartório. Todo o processo se resolve por meio da internet. Assim, é possível assinar de qualquer lugar todo tipo de documento, de maneira gratuita e ilimitada.


"Ferramenta simples e prática...não tem como não usar!", diz Tiago Lucio, CEO & Co-founder do GoGuidia.


A assinatura eletrônica tem validade jurídica e é amparada pela MP 2.200/2001 que, entre outras coisas, diz respeito à garantia da autenticidade, integridade e validade jurídica dos documentos eletrônicos.

“A economia não pode parar. Nós da Contraktor/Assinaturagratis.com continuamos engajados no propósito de garantir a celeridade no processo de fechamento de negócios pelas empresas. Em tempos difíceis de crise e epidemia, vamos também garantir a segurança necessária para a celebração dos contratos e quaisquer documentos que se façam necessários. Recomendamos que utilizem o assinaturagratis.com durante o exercício de atividades pela via remota. Manifestamos a solidariedade e o compromisso de sempre para com a sociedade", declara Henrique Flores, co-fundador da startup.


Outra plataforma que tem sido muito procurada no atual momento é o Slack, que proporciona um ambiente online de comunicação entre equipes e está no ranking de ferramentas mais buscadas na internet nos últimos dias. Por meio dele, é possível criar canais e grupos específicos para cada equipe ou setor, substituindo o e-mail em várias situações. 


Outro destaque nas pesquisas é o Hangouts, ferramenta do Google para vídeo conferências, que facilita na hora de reuniões à distância entre empresas, seus colaboradores, clientes e parceiros. Com o aumento por este tipo de serviço, o Google liberou gratuitamente o Hangouts Meet, que era um recurso exclusivo para clientes das versões pagas do Enterprise e Enterprise for Education. Por meio do app é possível conversar com até 250 pessoas e realizar transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores.

Fonte: Contraktor, em 17.03.2020