Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Prazo para clubes aplicarem ao Rating Integra se encerra no dia 25 de janeiro

Clubes terão até essa data para aplicarem a autoavaliação e solicitarem a verificação externa

O Rating Integra tem como objetivo incentivar entidades esportivas no desenvolvimento da governança e de boas práticas. A ferramenta promete ampliar a transparência dessas organizações no país e aproximar investidores.

O Rating Integra é uma ação desenvolvida pela Atletas pelo Brasil, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro, Instituto Ethos e Pacto pelo Esporte. A iniciativa foi desenvolvida, inicialmente, com foco em confederações e federações, e recentemente incorporou adaptações para contemplar as especificidades do segmento de clubes. Os pilares desenvolvidos no Integra estimulam instrumentos para promover integridade e combater a corrupção nas entidades esportivas e clubes.

“O Rating foi financiado pelas empresas para apoiar os clubes no caminho de uma melhor gestão, governança e transparência. O intuito é que o ambiente esportivo melhore e o investimento possa aumentar. Muitas empresas entendem a relevância do esporte e seu impacto para o país”, avalia Daniela Castro, coordenadora do Pacto pelo Esporte.

Para as empresas, a iniciativa oferece uma régua única para avaliação do nível de maturidade das entidades esportivas, aumentando a segurança dos investimentos, com uma forma objetiva e alinhada com as melhores práticas de governança corporativa.

Para obter mais informações sobre a iniciativa, basta acessar: ratingintegra.ethos.org.br

Sobre o Pacto pelo Esporte

O Pacto pelo Esporte é um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro que tem o objetivo de contribuir para a cultura e a prática de governança, integridade e transparência das entidades esportivas. Promovido pela Atletas pelo Brasil, pelo Instituto Ethos e LIDE Esporte, o “Pacto pelo Esporte” trará benefícios a todo o setor esportivo e é o primeiro passo de um processo permanente de evolução, aberto à participação de novas companhias.

Fonte: Assessoria Pacto pelo Esporte, em 22.01.2019.