Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Atlas Governance anuncia iniciativa para implementação de conselhos em empresas em até 6 meses

 

Totalmente gratuita, ação demonstra compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável do mercado por meio da implementação de práticas robustas de governança corporativa

A Atlas Governance - líder em soluções de governance tech na América Latina – anunciou a criação de um programa gratuito de aceleração em governança, acompanhando todo o processo por meio de uma metodologia própria em até 6 meses. A Atlas identificou lacunas significativas que impedem muitas organizações de estabelecerem conselhos efetivos, desafios estes que vão desde o diagnóstico de objetivos e stakeholders que a governança deve endereçar até a ausência de informações e templates para cada etapa do processo.

Voltada para organizações de médio e grande porte que já possuem interesse e tempo para dedicar a este tipo de iniciativa, a ação é liderada por Eduardo Shakir Carone, fundador e CEO da Atlas Governance, que detém vasta experiência como Presidente de Conselho e Conselheiro de Administração em mais de 27 organizações nos últimos 16 anos. Carone é uma autoridade reconhecida no campo da governança corporativa certificado pela Harvard Business School – HBS, IBGC e Fundação Dom Cabral, além de possuir especialização em governança pela Kellogg Scholl of Management – Northwestern University. Atualmente, a Atlas Governance atende a mais de 20 mil conselheiros em 12 países da América Latina, líder absoluto na região.

O executivo desenvolveu a metodologia por trás desta iniciativa, que começa por mapear os steakeholders das organizações e seus objetivos, passa por: avaliar a documentação relacionada à governança; avaliar sistemas de informação e relatórios; desenhar o calendário de planejamento anual das reuniões do conselho (alocando todas as pautas anuais em reuniões); realizar o recrutamento e seleção de conselheiros; revisar o planejamento estratégico e conduzir as três primeiras reuniões, até que a dinâmica esteja adequada. Durante os 6 meses do programa, a Atlas fornece seu software de governança sem custo.

Para dar escala à iniciativa, a companhia recrutou e treinou conselheiros e governance officers (diretores de governança) experientes de mercado para conduzir os processos. Os profissionais que irão desempenhar o papel da coordenação serão escolhidos de acordo com setor de atuação e tipo de organização.

A implementação de práticas de boa governança visa entregar uma série de benefícios tangíveis para as companhias, incluindo:

  • Acesso a capital de investidores, fundos, bancos e do mercado de capitais em geral;
  • Atração dos melhores talentos, utilizando a governança para criar um ambiente de crescimento e inovação;
  • Elevação da reputação no mercado e conquista de mais credibilidade com nomes de peso ao seu lado;
  • Desenvolvimento de estratégias de crescimento e diferenciais competitivos para obter resultados melhores e mais rápidos;
  • Aprimoramento da tomada de decisões com sistemas de informação e controles transparentes;
  • Fortalecimento da marca e construção de autoridade no mercado como empresa ESG;
  • Fortalecimento da confiança e da clareza na comunicação entre sócios e demais stakeholders.

Ao promover essa iniciativa gratuita, a Atlas Governance demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado e de melhores práticas ESG. “Seguimos empenhados em capacitar empresas em toda a América Latina para que elas possam alcançar seu pleno potencial por meio da implementação de práticas robustas de governança corporativa”, revela Carone.

As inscrições podem ser feitas por meio do Link

Sobre a Atlas Governance

A Atlas Governance é uma startup brasileira fundada em 2016 para tornar a governança simples, acessível e digital. A companhia tem times locais em 6 países, e seus softwares são hoje usados por mais de 600 empresas e mais de 20.000 pessoas em 12 países da América Latina. No Brasil, 1 a cada 3 empresas listadas na bolsa é usuária das plataformas Atlas. A Atlas é desenvolvedora do AtlasGOV (maior portal de governança da América Latina, utilizado por conselhos e comitês de todo tipo de organização), do AtlasAGM (primeiro portal da América Latina para digitalização integral de assembleias) e também fornece a seus clientes o Atlas Insurance, operação de seguros de D&O e Ciber Riscos, duas especialidades da companhia.

Fonte: VCRP, em 14.03.2024