Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Reportagem: Agenda ASG – avanços e perspectivas

A nova edição da revista Transparência do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil traz reportagem especial sobre a importância da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) no universo corporativo.

Não é de hoje que a responsabilidade socioambiental das empresas vem sendo discutida. Mas as mudanças climáticas, a pandemia – que, em seu esteio, trouxe uma crise socioeconômica de alcance global – e a pressão crescente das minorias pelo seu direito à inclusão colocaram a agenda ASG no centro das atenções.

Cada vez mais, os investidores internacionais com carteiras de investimentos globais exigem que as empresas emitam relatórios de alta qualidade, transparentes e confiáveis, sobre suas políticas e seus indicadores ASG.

Atentos à essa movimentação, a IFRS Foundation anunciou a criação de um novo Conselho de definição de normas de Sustentabilidade: o Internacional Sustainability Standard Board (ISSB), com o objetivo de atender a essa demanda.

O ISSB deverá propiciar uma linha de base global de padrões de divulgação relacionados à sustentabilidade. Com isso, pretende-se oferecer aos investidores e participantes do mercado de capitais as informações necessárias ao conhecimento dos riscos e oportunidades na questão da sustentabilidade das empresas.

A inserção efetiva das questões sociais, ambientais e de governança no dia a dia das empresas foi tratada por diversos especialistas, como: Sebastian Soares, Adriano Thomé, Leonardo Dutra, Mauricio Colombari, Nelmara Arbex, Reinaldo Oliari e Viviene Bauer.

Na reportagem é também possível conhecer as iniciativas do Ibracon relacionadas ao tema.

Leia a reportagem completa na edição 42 da revista Transparência do Ibracon, clicando aqui.

Fonte: Ibracon, em 06.12.2021