Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Qual é o papel do Conselho de Administração na agenda ESG?

Pesquisadores da FDC, com o apoio da Ambipar, banco BV, CESCON Barrieu e Julius Baer Family Office desenvolvem trabalho que traz publicações e webinars sobre o tema

Cada vez mais as empresas despertam para a realidade de que o ESG se tornou um imperativo para os negócios. E o Conselho de Administração é peça-chave para que esse tema seja de fato incorporado em uma agenda estratégica. "O papel do Conselho na agenda ESG" é o novo capítulo do e-book "Inovação o motor ESG", que conta com a análise de pesquisadores da Fundação Dom Cabral (FDC) e especialistas convidados para discutirem qual o papel dos conselheiros, com ênfase nos independentes, em relação ao tema. Além disso, o trabalho pretende identificar se, no momento de seleção de um conselheiro, as empresas valorizam, de fato, profissionais comprometidos com a agenda ESG.

Para marcar o lançamento do quinto capítulo do e-book, a FDC vai realizar um webinar no dia 16 de novembro, às 10h, com transmissão pelo canal da FDC no YouTube e pelo perfil no LinkedIn. A conversa será mediada pelo professor da FDC Dalton Sardenberg, que contará com a participação de Milton Nassau, executivo em Residência na FDC e conselheiro Administrativo da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), de Ângela Pêgas, sócia da Egon Zehnder e de Paulo Iserhard, conselheiro Independente na Irani Papel e Embalagem SA.

O trabalho faz parte do e-book inédito "Inovação o motor ESG", que será disponibilizado gratuitamente pela FDC. Na publicação, especialistas compartilham suas experiências e reflexões para este caminho que está diretamente relacionado à capacidade de inovação das empresas e quais os critérios ambientais, sociais e de governança servem de guia em suas jornadas. Com o patrocínio da Ambipar, banco BV, CESCON Barrieu e Julius Baer Family Office Brasil, a pesquisa resulta ainda em uma série de webinars.

O e-book

O trabalho é coordenado pelo professor da FDC Carlos Arruda e conta com a participação das pesquisadoras Erika Barcellos, Stephania Guimarães, do professor convidado e especialista em finanças e ESG da FDC, Carlos Braga, do professor e especialista em governança, Dalton Sardenberg, e do professor e diretor do Núcleo de Sustentabilidade, Heiko Spitzeck. Segundo o professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC, Carlos Arruda, "o debate em torno dos temas que incorporam ESG são os motivadores da inovação nas organizações".

São seis capítulos abordando conceitos técnicos que vão desde como diferenciar o conceito de ESG da sustentabilidade, até à indicação sobre o que o futuro reserva para a prática. O próximo lançamento vai propor uma reflexão para encerrar o trabalho e questionar como será "O futuro do ESG", onde todos os professores e pesquisadores envolvidos trazem suas análises sobre o tema.

Serviço: Webinar - O papel do Conselho na agenda ESG

Quando: 16 de novembro, terça-feira.

Horário: das 10h

Transmissão: Youtube e LinkedIn da FDC

Com a mediação de Dalton Sardenberg, professor da FDC, e a participação de:

Milton Nassau, executivo em Residência na FDC e conselheiro Administrativo da Codemig

Ângela Pêgas, sócia da Egon Zehnder

Paulo Iserhard, conselheiro Independente - Irani Papel e Embalagem SA

Inscrições gratuitas neste link.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.

Fonte: FSB, em 10.11.2021