Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Breve guia ESG para Investidores

Saiba como investir levando em consideração os aspectos ambientais, sociais e de governança

Consolidando sua vasta experiência multidisciplinar, o Mattos Filho completa um ano de Prática ESG (Environmental, Social and Governance), pioneira no mercado brasileiro, inaugurando uma pequena série de guias ESG voltados a stakeholders, com o objetivo de trazer os principais conceitos e princípios sobre os temas ambientais, sociais e de governança em torno da atuação das companhias.

O primeiro guia foca em investidores, sejam estes qualificados ou não, dada a franca expansão de investimentos intitulados ESG no mercado financeiro nacional.

O guia tem por finalidade esclarecer alguns conceitos básicos sobre os critérios ESG, sinalizando as principais questões sociais, ambientais e de governança que devem ser observadas pelo investidor. Além disso, traz uma breve contextualização regulatória no Brasil, considerando os avanços normativos mais recentes, especialmente no âmbito do mercado de capitais e das instituições financeiras.

O guia inclui informações sobre os principais índices do mercado no Brasil, além de conceitos básicos aplicáveis aos títulos sustentáveis, mercado em franca expansão no Brasil, com destaque aos green bonds, social bonds e sustainability-linked bonds.

Por fim, buscando evitar o ESGwashing, greenwashing e similares - prática de divulgar atividades ou ativos como sustentáveis, sem que o sejam efetivamente -, o guia sugere, a título ilustrativo, algumas boas práticas para identificar a qualidade do investimento baseado em critérios ESG, com fundamento em parâmetros internacionais, certificações reconhecidas e existência de compromissos positivos, como política de investimentos clara em fundos temáticos.

Clique abaixo e acesse na íntegra o guia ESG para Investidores:

Português

Inglês

Espanhol

Francês 

Fonte: Mattos Filho, em 28.10.2021