Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Novo Portal do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo

O novo portal do CTIR Gov atende ao novo padrão de Identidade Digital (IDG) do Governo Federal

Essa melhoria proporcionará um ambiente adequado às necessidades contemporâneas de tecnologia, segurança e resiliência operacional - Foto: CTIR Gov

No dia 21 de outubro de 2021, entrou em operação o novo portal do CTIR Gov que atende ao novo padrão de Identidade Digital (IDG) do Governo Federal, além de ser hospedado na infraestrutura "gov.br".

Essa melhoria proporcionará um ambiente adequado às necessidades contemporâneas de tecnologia, segurança e resiliência operacional.

O CTIR Gov é um Computer Security Incident Response Team (CSIRT) ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, responsável por receber, analisar e responder notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança cibernética.

O Centro está enquadrado na categoria "CSIRT de responsabilidade nacional de coordenação" e tem por objetivo coordenar e integrar ações destinadas à gestão de incidentes computacionais em órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

Destacam-se, ainda, ações para prevenir, monitorar, analisar e mitigar os incidentes de segurança da informação; promover o intercâmbio científico-tecnológico; participar da articulação para o estabelecimento de diretrizes sobre gestão de incidentes computacionais; e criar processo de avaliação de ameaças cibernéticas para subsidiar criação de políticas públicas e tomada de decisão.

Mais informações, no link do novo portal. 

Com informações do Gabinete de Segurança Institucional.

Fonte: Governo do Brasil, em 28.10.2021