Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Lançada 2ª edição da Série CVM Sustentável

Interação entre meio ambiente e investimentos como tendência no setor financeiro é foco da publicação

Foi lançada hoje, durante a Global Money Week 2021 (GMW), a 2ª edição da Série CVM Sustentável.

A publicação tem o objetivo de analisar como a interação entre meio ambiente e investimentos tem sido tendência no setor financeiro. Como os fluxos financeiros afetam a esfera ambiental e vice-versa? Como as finanças verdes podem contribuir para um mercado financeiro mais sustentável? 

Temas da 2ª Edição

  • Gestão de riscos ambientais no mercado financeiro
  • Promovendo as finanças verdes no mercado
  • Tendências de instrumentos e produtos financeiros verdes
  • O que tem sido considerado 'verde' no mercado?

"A oferta de investimentos sustentáveis tem crescido, assim como as considerações de fatores ASG (ambiental, social e governança) nas análises financeiras. Esse, inclusive, foi o tema do 1º volume da Série CVM Sustentável, apresentando, de maneira geral, o impacto dos aspectos ASG nos investimentos. Agora, a 2ª edição chega para ampliar a análise no "A" do ASG, mostrando como o investidor pode ser atraído pelas oportunidades de investimentos verdes, que favorecem o meio ambiente, e quais as tendências de instrumentos financeiros nessa temática" - Daniela Baccas, analista da Divisão de Educação Financeira da CVM. 

Ampliando conhecimento nas redes sociais

A CVM também promoverá campanha nas redes sociais do perfil CVM Educacional para divulgar mais informações sobre finanças verdes, o que é ASG, como as empresas reportam aos investidores suas ações envolvendo o assunto, estratégias de investimentos ASG, dentre outros.

Acompanhe o @CVMEducacional e o @cvmgovbr para ficar atualizado sobre as novidades!

CVM e Sustentabilidade

A CVM atua em diversas frentes em finanças sustentáveis, tendo como alguns destaques:

• a participação no Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e na Sustainability Task Force da IOSCO.

• a regulamentação de instrumentos financeiros que possam apoiar projetos com impactos socioambientais positivos (como o crowdfunding) e a exigência de divulgação de informações socioambientais materiais sobre as companhias no Formulário de Referência. 

Fonte: CVM, em 22.03.2021