Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Ministério da Economia lança Quadro Brasileiro de Qualificações

Serviço permite consultar sobre perfil ocupacional, habilidades e nível de qualificação exigido

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia lançou, nesta segunda-feira (6/7), o Quadro Brasileiro de Qualificações (QBQ). Por meio dele, será possível consultar detalhadamente informações sobre cada ocupação da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), incluindo o perfil ocupacional, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, além do nível de qualificação exigido.

O serviço será importante para promover uma melhor formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda entre os gestores públicos, e ainda para permitir um acompanhamento mais detalhado sobre o mercado de trabalho por estudiosos e interessados.

O site QBQ será atualizado gradativamente, em lotes de ocupações dos grandes grupos ocupacionais 3 (Técnicos de nível médio) e 4 a 9 (Trabalhadores da agropecuária, indústria, comércio e serviços) da CBO. No momento, estão sendo disponibilizadas 200 ocupações e a previsão é de que até o final de 2020, sejam disponibilizadas 600 ocupações.

Em casos de dúvidas sobre as consultas, os usuários podem entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Ministério da Economia, em 06.07.2020