Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Um quarto das capitais brasileiras não tem estrutura anticorrupção

Levantamento do ‘Estado’ mostra que faltam corregedorias, unidades que investigam desvios de dinheiro público, em algumas das principais cidades do País

Por Adriana Ferraz e Fernanda Boldrin

A menos de um ano para as eleições municipais, um quarto das capitais brasileiras ainda não dispõe de estruturas completas de combate à corrupção. Sete dessas cidades não têm corregedorias para apurar eventuais desvios na administração pública. Além de prevenir irregularidades, a adoção de um sistema de controle interno é considerada medida imprescindível para evitar desperdício de recursos públicos e desvio de conduta dos servidores.

A estrutura completa de controle interno prevê quatro unidades: ouvidoria, auditoria governamental, corregedoria e controladoria. Além da falta de corregedorias no País, levantamento feito pelo Estado, com base em estudo do Instituto Não Aceito Corrupção, mostra que as únicas ferramentas comuns a quase todas as capitais são auditoria e ouvidoria – a exceção é São Luís, no Maranhão, que ainda não têm ouvidoria. 

Leia aqui na íntegra.

Fonte: O Estado de S. Paulo, em 17.12.2019