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Como mensurar maturidade no gerenciamento de riscos corporativos?

Organizações devem avaliar atuais capacidades e planejar melhorias em seus modelos, de acordo com publicação do IBGC

Os níveis de maturidade das companhias envolvendo assuntos de gerenciamento de riscos corporativos (GRCorp) podem ser classificados, de forma crescente, como inicial, fragmentado, definido, consolidado e otimizado. Segundo o Caderno 19 – Gerenciamento de riscos corporativos – Evolução em governança e estratégia do IBGC, cabe a cada organização definir sua estratégia para alcançar o nível que considerar mais adequado ao seu tipo de negócio.

O caderno do IBGC aponta que a mensuração da maturidade corporativa em gestão de riscos passa pela compreensão das capacidades atuais da empresa e por quais motivos elas devem ser aperfeiçoadas. Dessa maneira, as companhias poderão documentar, comunicar e programar as melhorias necessárias.

O nível de maturidade das organizações pode ser definido diante de aspectos como as ações adotadas para alcançar metas e objetivos em GRCorp e sistemas de controles internos, o esforço (tempo e investimento) empreendido para alcançar essas metas e objetivos, os resultados obtidos, assim como a eficácia das práticas implementadas, o grau de envolvimento dos profissionais em relação a essas práticas e a abrangência do entendimento da maturidade da organização, bem como das oportunidades de melhorias.

Essa avaliação de capacidades passa por sete dimensões: estratégia de GRCorp, governança de GRCorp, política de GRCorp, processo e interação de GRCorp com demais ciclos de gestão, linguagem de riscos e métodos de avaliação, sistemas, dados e modelos de informação e cultura CRCorp, e comunicação, treinamento e monitoramento (interno e externo).

Uma vez avaliado o atual nível de maturidade e o nível almejado, a companhia precisa definir um plano de melhorias para a evolução das práticas de GRCorp, por meio de um grupo de trabalho. Trata-se de um processo contínuo que deve ser revisitado periodicamente, com tom que vem do topo, da identidade e da cultura estabelecidas pela organização.

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Fonte: IBGC, em 23.10.2019