Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Ministro da CGU viaja à Espanha para fortalecer cooperação técnica com o Brasil

Em Madri, participou de reunião na Fiscalía General del Estado para intercâmbio de informações. Em Salamanca, palestrou sobre medidas anticorrupção

Ministro Wagner Rosário participou de reunião com integrantes da Fiscalía General del Estado

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, realizou, no início desta semana, viagem à Espanha. Na tarde de segunda-feira (20), em Madri, ele participou de reunião com a titular da Fiscalía General del Estado (FGE), María José Segarra Crespo. O objetivo foi iniciar a construção de fluxos rápidos para o intercâmbio de informações entre os dois países no tocante à responsabilização de empresas por atos de corrupção.

O encontro contou com as presenças da fiscal-chefe do Departamento de Cooperação Penal Internacional da FGE, Rosana Morán; do fiscal-chefe da Câmara Anticorrupção da FGE, Alejandro Luzón; do embaixador do Brasil no Reino da Espanha, Pompeu Andreucci Neto; e da chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais da CGU, Camila Colares Bezerra.

Salamanca

Já na manhã de terça-feira (21), na Universidade de Salamanca (USAL), o ministro realizou palestra para estudantes sobre “Medidas Anticorrupção no Brasil”. Ele apresentou importantes iniciativas conduzidas pela CGU, tais como: acordos de leniência, Portal da Transparência, Lei de Acesso à Informação (LAI); Parceria para Governo Aberto (OGP); Programa “Um por Todos e Todos por Um” Pela Ética e Cidadania; e Empresa Pró-Ética.

Rosário também falou sobre a recente definição de critérios mínimos para ocupação de cargos na Administração Pública Federal (Decreto nº 9.727/2019); do projeto de regulamentação da agenda de autoridades públicas; e da implementação de programas de integridade no Governo Federal. O ministro destacou, ainda, trabalhos do órgão nas áreas de ouvidoria, de corregedoria e de controle interno.

O evento contou com a participação do reitor, Ricardo Rivero; e do ex-reitor e diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade (CEB), Ignacio Berdugo.

O convite para a palestra reforça o vínculo de colaboração entre as duas instituições, especialmente no que se refere aos estudos promovidos pela USAL nas áreas de estratégias anticorrupção, políticas de integridade, democracia e boa governança. Vale lembrar que o ministro Wagner Rosário tem mestrado em Estado de Direito e Luta contra a Corrupção pela Universidade de Salamanca.

Fonte: CGU, em 21.05.2019.