Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Gebran Neto aborda Operação Lava Jato em livro sobre combate à corrupção

Será lançado amanhã (20/2) o livro “Carreiras Típicas de Estado – Desafios na Prevenção e no Combate à Corrupção”, que tem como um dos autores o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).  O evento ocorrerá às 18h30, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O artigo de Gebran Neto, escrito em parceria com o seu assessor no TRF4, Luís Fernando Marona, tem por título “A investigação que fixou novos paradigmas no combate à corrupção”. No texto, é abordado o desenrolar da Lava Jato em segunda instância, do contexto inicial das investigações até a execução das penas. 

O magistrado ressaltou que a Operação inaugurou um novo olhar sobre o processo penal. “A jurisdição criminal ganhou novos contornos, seja no que comporta a implementação de avançadas ferramentas tecnológicas de processamento de causa, seja no que está atrelado à forma de olhar o fato. Cada vez mais o juiz afasta-se da sua antiquada condição de mero espectador e torna-se condutor fiel da instrução criminal”, explica Gebran Neto no artigo. 

O livro é composto, ainda, de outros 26 artigos escritos por agentes e servidores públicos que integram carreiras típicas de Estado. A obra é inspirada na comemoração dos 30 anos da Constituição Federal, que representou um marco histórico na redemocratização do Brasil, e evidencia a ação do Estado, que deve estar atento aos anseios da sociedade e agir em sintonia com os ditames constitucionais, nos limites fixados pelo Estado Democrático de Direito. 

Serviço

Evento: Lançamento do livro ‘“Carreiras Típicas de Estado – Desafios na Prevenção e no Combate à Corrupção”.

Data: 20 de fevereiro.

Horário: 18h30 até 21h.

Local: Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: TRF4, com informações do Superior Tribunal de Justiça, em 19.02.2019.