Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Jefferson Kiyohara

Jefferson Kiyohara é diretor de Compliance & Sustentabilidade na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, ESG, auditoria interna,investigação e proteção e privacidade de dados. É também coordenador técnico de Compliance Sustentável e professor de Ética & Compliance na FIA Business School, palestrante internacional em Compliance e co-autor de livro, e CCEPI.

Formado em Administração pela FEA USP, tem extensão em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV-SP, além de MBA Executivo em Marketing pela ESPM-SP.Com mais de 20 anos de experiência no mercado, trabalhou em projetos de consultoria em diversas empresas no Brasil e no exterior, incluindo a América do Sul, Central, do Norte e no Oriente Médio.

5 dicas para começar uma carreira em Compliance

Hoje, o Compliance é uma área consolidada no mercado. Isso porque empresas preocupadas em ter uma cultura corporativa íntegra, evitar sanções, atender requisitos regulatórios e de stakeholders, proteger a reputação e se manter no mercado, investiram em Programas de Compliance, criando uma demanda de mão de obra especializada no setor.

Neste contexto, muitos profissionais têm o objetivo de iniciar ou migrar a carreira para essa área. Porém, muitas vezes, surgem as dúvidas sobre como fazer esse movimento. Por isso, elenquei abaixo cinco dicas para apoiar quem tem interesse em trabalhar com Compliance.

  1. Procure oportunidades na sua organização: o fato de ter história, conhecer a empresa, as pessoas e a cultura podem ser um diferencial na disputa por uma vaga. Faça bom uso disso. Busque informações sobre a possibilidade de migrar de área, ou de apoiar a criação dela na empresa em que hoje trabalha.
  2. Obtenha conhecimentos técnicos e estude: há diversas opções gratuitas e pagas no mercado. Acompanhe webinars e perfis especializados nas redes sociais, vá em eventos, leia artigos em páginas e blogs especializados. Faça cursos, busque certificações e mantenha o seu currículo atualizado.
  3. Busque experiência prática: em trabalhos temporários ou voluntários é possível ganhar experiência para apresentar nos processos seletivos. Além disso, mesmo na posição atual, contribuir com o Programa de Compliance, como embaixador ou ponto focal, e depois ampliar o grau de atuação, é uma maneira de se iniciar na área.
  4. Monte o seu networking: busque conexões e acompanhe profissionais que sejam reconhecidos no tema Compliance para ficar por dentro das principais novidades. Participar de grupos em redes sociais e em aplicativos também é uma estratégia para conhecer mais sobre o universo. Além disso, a interação com profissionais admirados ou que já atuam na área são caminhos para se manter em evidência, bem como solicitar dicas profissionais.
  5. Monitore as vagas: nos grupos e em sites especializados, há diversas vagas sendo divulgadas. É importante estar preparado para aplicar a essas oportunidades. Por isso, faz parte dessa estratégia ter um plano para entender os requisitos desse mercado, assim como adquirir conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais e experiências

Conseguir o primeiro estágio, emprego ou mudar de área não é fácil. Mas seja persistente, busque se aprimorar e avalie as opções. Cito o exemplo de uma advogada que aceitou uma posição mais júnior, pois queria migrar do Direito Tributário para o Compliance. Ela aprendeu, evoluiu, e na sequência, conseguiu com mérito uma posição gerencial em Compliance numa empresa de tecnologia. Busque inspiração, e boa sorte em sua carreira! 

31.07.2023