Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Pró-Ética: CGU premia 84 empresas por ações de integridade contra corrupção e fraudes

Premiação foi feita durante Dia da Integridade Empresarial realizado pela CGU em São Paulo

Em 2023, houve um aumento de mais de 26%, em relação à última edição, de empresas premiadas - Foto: Rafael Medelima

A Controladoria-Geral da União revelou, nesta quinta-feira (30), as empresas vencedoras da edição 2022-2023 do prêmio Pró-Ética. A iniciativa consiste em reconhecer as instituições empenhadas em boas práticas de administração e combate à corrupção.

Nesta edição, foram premiadas 84 empresas de várias cidades do país e diversos setores empresariais. A cerimônia ocorreu durante o evento do Dia da Integridade Empresarial, que também contou com o lançamento, pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho, do Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial e do Programa Nacional de Promoção da Integridade Privada.

O secretário da Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Viana, agradeceu às empresas participantes e reconheceu o esforço de cada uma delas. "É um desafio crescente e a cada edição temos mais empresas interessadas em participar. Nosso desafio agora é abraçar todas as empresas que querem fazer parte desse pacto pela integridade."

>>> Confira a lista das empresas premiadas  

Em 2023, houve um aumento de mais de 26%, em relação à última edição, de empresas premiadas. Também houve a ampliação do número de participantes e das empresas avaliadas: 367 empresas acessaram o Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade - SAMPI, e 299 finalizaram o preenchimento dos formulários de perfil e de conformidade. Dessas, 254 empresas foram admitidas para a fase de avaliação, o que representou um aumento de 30% no número de empresas avaliadas.

Durante o evento a CGU lançou o Painel Pró-Ética no qual é possível acompanhar todas as estatísticas relacionadas as avaliações realizadas nessa edição 2022-2023.

PRÓ-ÉTICA

O Pró-Ética foi instituído pela Controladoria-Geral da União (CGU) como mecanismo e modelo de reconhecimento de empresas engajadas no enfrentamento à corrupção. A iniciativa consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude. 

O prêmio foi reconhecido por organismos internacionais como agências da Organização das Nações Unidas e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Fonte: CGU, em 30.11.2023