Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Por onde anda o 'G' da sigla ESG?

Por Mauricio Bove

É preciso que as lideranças e os executivos das empresas estejam realmente comprometidos com as boas práticas de governança

A pauta ESG (da sigla em inglês de responsabilidade ambiental, social e de governança) tem se popularizado no Brasil e no mundo de forma crescente e se tornou mandatória no mundo corporativo. Mais do que boas práticas voltadas para sustentabilidade, a sigla ESG vem se consolidando como a mais relevante referência no negócio para a criação de valor no longo prazo. Contudo, há que se estabelecer mais equilíbrio entre as ações e programas que compõem a agenda ESG. O chamado para ações voltadas para uma agenda ambiental e social está devidamente pautado e responde pelas letras E (Environment) e S (Social), enquanto o "G" da sigla, isto é, a governança corporativa, não vem recebendo a devida atenção por parte do mercado.

Governança diz respeito à forma como uma empresa é administrada e monitorada, envolve o relacionamento da alta administração, sócios, comitês, órgãos de fiscalização e controle, demais partes interessadas e, sobretudo, os valores éticos e a transparência colocados em prática. 

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Migalhas, em 25.08.2023