Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

BNDES apresenta nova plataforma de transparência em audiência pública com o TCU

Banco consolidou suas estatísticas operacionais em um só painel interativo, permitindo recortes por região, setor, tipo de operação e produto financeiro

Novos filtros de pesquisa (município do projeto, natureza e porte do cliente e situação do contrato, etc) permitem mais eficiência na busca por informações

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresenta nesta terça-feira, 21, em audiência pública realizada com o Tribunal de Contas da União (TCU), no Rio de Janeiro, a evolução de sua plataforma BNDES Transparente, no site da instituição (www.bndes.gov.br/transparencia).

A nova versão da plataforma, que estará aberta à opinião pública durante a audiência, disponibiliza mais dados e os apresenta de forma mais amigável, facilitando as pesquisas sobre estatísticas de financiamentos realizados pelo Banco.

Antes divididas em quatro painéis interativos distintos, as estatísticas operacionais do Banco estão agora consolidadas em um único painel. Assim, consultas, enquadramentos, aprovações e desembolsos podem ser visualizados de modo integrado, permitindo recortes por região, setor e subsetor econômico, tipo de operação (direta ou indireta) e produto financeiro.

Dados sobre porte dos clientes, instrumento financeiro, grau de inovação e status operacional (se ativa ou liquidada) também foram adicionados à plataforma de transparência.

Por fim, a inclusão de novos filtros de pesquisas — município, porte do cliente (público ou privado), natureza do cliente, subsetor, situação do contrato e forma de apoio (direta ou indireta) — possibilita eficiência na busca pelas informações desejadas.

“O site do BNDES tem um volume de informações sem paralelo no sistema financeiro nacional, e mesmo em bancos de desenvolvimento” avaliou Marcelo Siqueira, Diretor de Compliance do Banco. “O TCU veio apresentar ao BNDES o seu painel de transparência para nossa avaliação, e nós apresentamos ao Tribunal nossa iniciativa sobre o tema. Descobrimos que estávamos trabalhando no mesmo sentido. Isso foi uma boa surpresa de parte a parte”, completou.

Audiência – A audiência pública sobre transparência terá início às 9h30 e vai contar com as presenças dos presidentes do BNDES, Dyogo Oliveira, e do TCU, ministro Raimundo Carreiro, ao lado do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário. Também estarão presentes o diretor de Compliance do BNDES, Marcelo Siqueira, o ministro-substituto do TCU Augusto Sherman, o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU Paulo Soares Bugarin e o procurador do MP junto ao TCU Marinus Eduardo de Vires Marsico.

O objetivo da audiência é colher contribuições para aprimorar a divulgação de dados sobre as operações do BNDES. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site do Banco: www.bndes.gov.br

SERVIÇO
Audiência Pública conjunta BNDES e TCU sobre Transparência
Data: Terça-feira, 21 de agosto de 2018
Horário: das 9h30min às 13h30min
Endereço: Auditório do BNDES (Av República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro/RJ)
Informações: (21) 2052-7294 / 96868-0832

Fonte: BNDES, em 21.08.2018.