Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Programa de Integridade do CFC reafirma princípios do Pacto Global das Nações Unidas

Por Daniel Bruce

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) possui um Plano de Integridade que está em consonância com Pacto Global das Nações Unidas. Este documento possui dez princípios universais para que as organizações possam apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

No âmbito do CFC, a proposta do plano é reafirmar o compromisso e inovar para o desenvolvimento da profissão contábil. Além disso, a autarquia mantém a Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance,responsável por desenvolver e acompanhar as atividades ligadas ao plano.

Dessa maneira, o órgão trabalha para extinguir as possibilidades de ruptura da integridade de seus colaboradores, pois cria uma atmosfera de adequação, proteção e verificação de possíveis fraudes.

O plano foi criado em 2019, mesmo antes da solicitação do CFC para ser aceito como membro do Pacto. Contudo, essas ações proporcionam para a instituição e para os colaboradores um ambiente em conformidade com os princípios elencados pelas Nações Unidas, ao garantir a prevenção, a detecção e a punição em casos de atos de corrupção.

Fonte: CFC, em 21.06.2022