Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

LGPD: uma oportunidade para a cultura de segurança da informação

Por Luiza Días e Cláudia Villela

Sabemos que os dados são "o novo petróleo", mas como estamos cuidando dessa informação enquanto sociedade? a LGPD é uma oportunidade única de amadurecimento da cultura de segurança da informação.

Desde sua criação, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem atraído atenção no campo dos negócios digitais. No entanto, para muitos, ainda não está claro como esse novo marco legal afeta empresas e consumidores, e seus benefícios concretos, bem como quais medidas e ferramentas são necessárias para estar em conformidade com as novas disposições. Como a LGPD nos afeta enquanto sociedade?

O novo petróleo

Há vários anos, o mundo passa por um processo de digitalização que abriu caminho para novas formas de interação - redes sociais, videogames, e-commerce, videochamadas, realidade virtual e aumentada etc. Esse fenômeno resulta em uma enorme proliferação de dados e informações, muitos deles pessoais ou sensíveis, cuja importância e riscos muitas vezes não recebem a atenção que merecem. Mais ainda, vimos recentemente como esse processo foi drasticamente aprofundado devido à pandemia, na qual a tecnologia exerceu um papel fundamental permitindo as interações sociais, e qual o papel dos dados neste cenário? Existe uma expressão que diz "dados são o novo petróleo". Mas estamos realmente cientes do que isso significa no dia-a-dia?

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Migalhas, em 31.03.2022