Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

BNDES aprova primeira operação no Programa Crédito ASG

Lançado em agosto, programa oferece condições financeiras melhores a empresas que assumam e cumpram metas de avanço em seu desempenho ambiental

Plano de investimento da LIASA prevê adequação tecnológica de equipamentos para redução de emissões e obtenção de certificados socioambientais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou a primeira operação no âmbito do BNDES Crédito ASG. O apoio financeiro, no valor de R$ 110 milhões, será concedido à LIASA - Ligas de Alumínio S.A., empresa brasileira do setor metalúrgico e será utilizado para executar o seu plano de investimentos, que prevê a adequação tecnológica dos fornos utilizados no seu parque industrial, com a implantação de novos filtros de despoeiramento, que trarão ganhos expressivos de produtividade e na competitividade, reduzindo as emissões de gases poluentes na produção de silício. 

Por meio da operação, a empresa firmou com o BNDES o compromisso de cumprimento de três contrapartidas em até dois anos: a apresentação e a publicação no site da sua Política de Responsabilidade Socioambiental, a inclusão dos focos prioritários Educação e Diversidade na sua Política de Investimento Social e a apresentação de seu Relatório de Sustentabilidade.

O custo do crédito será de 1,7% a.a. mais TLP, com potencial de redução de até 0,4%, caindo para até 1,3% ao ano mais TLP, caso a empresa cumpra ainda com as melhorias de indicadores socioambientais pactuados ligados a certificações socioambientais. Será feita uma primeira verificação do cumprimento das contrapartidas em até 24 meses depois da contratação

O programa BNDES Crédito ASG, lançado em agosto de 2021, segue o inovador conceito linked-loan, ofertando condições financeiras mais atrativas para os clientes que comprovem a melhoria de indicadores durante a vigência da operação, de forma a estimular a adoção de práticas empresariais mais eficientes e sustentáveis nos aspectos Ambiental, Social e de Governança.

"O Programa BNDES ASG foi inspirado nas melhores práticas internacionais de políticas de concessão de crédito, que cada vez mais passam a considerar aspectos ESG em seus produtos financeiros. No Brasil, as operações de crédito do tipo ‘ESG linked loan’, que formalizam benefícios financeiros a compromissos socioambientais, ainda são raras”, comenta o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do Banco, Bruno Aranha. “O BNDES pretende dar sua contribuição não somente como indutor do comportamento das empresas tomadoras do financiamento, mas também da oferta de produtos similares pelos demais bancos que atuam no País”, completa. 

“Estarmos inseridos dentro deste contexto e receber o reconhecimento pelo BNDES através deste credenciamento nos orgulha por confirmar a excelência e responsabilidade com a qual a LIASA realiza suas operações. Realizar e materializar práticas sustentáveis representa para nós um jeito de ser”, completa Fernando Patrus, CEO da LIASA.  

Saiba mais sobre o apoio do BNDES ao projeto no vídeo https://youtu.be/mDkqg0297ho
E sobre o Programa BNDES Crédito ASG em https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-credito-asg

Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

LIASA - Fundada em 1966, a empresa é a maior produtora brasileira de silício metálico, insumo básico para fabricação de ligas de alumínio usadas pelas indústrias automobilística, aeronáutica, bem como para a indústria do polisilício, química, eletrônica e de painéis fotovoltaicos. Estamos presentes em todo o mundo, com exportação de 85% da nossa produção. A Liasa é pioneira no conceito do silício metálico verde, tendo sido a precursora na utilização do carvão vegetal com redutor e agora amplia a sua participação com a utilização da energia solar como fonte de eletricidade para a nova planta. Seu posicionamento de produto é reconhecido como premium pela qualidade e confiabilidade. 

Fonte: BNDES, em 09.02.2022