Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

B3, BlackRock e XP lançam curso gratuito sobre ESG e Investimentos

Curso está disponível no Hub de Educação Financeira da B3

A B3, a XP e a BlackRock lançam hoje o curso “ESG: um novo jeito de investir”, voltado para investidores pessoas físicas. O curso é gratuito e possui 18 conteúdos on demand, com vídeo-aulas, infográficos e textos para o aluno estudar em seu tempo disponível.

O lançamento do curso simboliza o envolvimento de três instituições que são referência do mercado financeiro em temas e produtos ligados à sustentabilidade. Com a coordenação técnica e desenvolvimento da Resultante ESG, o curso tem como objetivo conscientizar e abastecer o investidor pessoa física com o conhecimento necessário para que ele aplique os fatores ESG na hora de investir.

“As companhias cada vez mais têm sido pressionadas por seus stakeholders para ajustar e se responsabilizar por suas práticas e impactos socioambientais, e isso acaba refletindo o valor e custo de captação da empresa no âmbito do mercado financeiro. Além disso, vemos que o interesses dos investidores pela pauta está crescendo progressivamente, o que também apoia a consolidação do tema no País. Na XP Inc., temos buscado ampliar o conhecimento, o engajamento e o desenvolvimento de soluções concretas para que a agenda ESG esteja no centro dos modelos de negócio e do processo de tomada de decisão.”, afirma Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

Carlos Takahashi, CEO da BlackRock no Brasil, comentou que na gestora há uma profunda convicção de que a integração da sustentabilidade ajuda os investidores a construir portfólios mais resilientes e alcançar melhores retornos no longo prazo. “O ano passado foi histórico para os investimentos sustentáveis. Na medida que a pandemia se instalou, investidores em todo o mundo optaram por direcionar seus investimentos para empresas focadas na sustentabilidade em uma magnitude nunca antes vista. Os investidores alocaram mais de US$ 360 bilhões globalmente em ativos sustentáveis em 2020, mais do que o dobro do montante investido em 2019. Nesse contexto, trazer este conhecimento ao investidor pessoa física é fundamental para cumprir o nosso propósito de ajudar cada vez mais pessoas a experimentar o bem-estar financeiro”, disse.

Segundo o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, “a B3 foi uma das pioneiras na agenda ESG no Brasil. Como companhia, atuamos de forma consistente em cada um dos pilares ESG (ambiental, social e de governança corporativa). Como bolsa, queremos ser um parceiro importante, trazendo benefícios para consumidores, investidores e para a sociedade como um todo”, garantiu.

"A democratização da agenda ESG é fundamental. Levar o tema de forma técnica e leve para o mercado de varejo é um diferencial importante do curso, que traz as principais referências internacionais, boas práticas de mercado e a experiência de profissionais que vivem essas questões na prática”, garantiu a CEO da Resultante, Maria Eugênia Buosi.

O curso está disponível no link: https://edu.b3.com.br/curso/curso-esg-um-novo-jeito-de-investir

Fonte: B3, em 14.06.2021