Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Conselho Curador da IFRS anuncia estratégias após resultados de consulta pública sobre a demanda por normas globais de Sustentabilidade

Os curadores da Fundação IFRS reuniram-se entre os dias 2 e 4 deste mês, com o objetivo de dar continuidade nas análises sobre os comentários recebidos após a consulta pública encerrada em 31/12/2020 sobre normas globais de Relatórios de Sustentabilidade.

Os feedbacks confirmaram a necessidade urgente de normas globais de Relatórios de Sustentabilidade e o apoio para que a Fundação desempenhe um papel em seu desenvolvimento.

Os Curadores da Fundação IFRS agradeceram a declaração pública do Conselho da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e a intenção de atuar junto com a Fundação IFRS no desenvolvimento de um plano para estabelecer um novo Conselho para definir novos padrões que atendam às necessidades do mercado de capitais.

Com base na consulta realizada em 2020, os curadores chegaram às seguintes visões sobre a direção estratégica de um novo Conselho:

Foco do investidor: o novo Conselho se concentraria em informações que são relevantes para as decisões de investidores.

Escopo de sustentabilidade, priorizando o clima: devido à necessidade urgente de melhores informações sobre questões relacionadas ao clima, o novo Conselho inicialmente concentraria seus esforços em relatórios relacionados ao clima, ao mesmo tempo em que trabalha para atender às necessidades de informação dos investidores em outros aspectos da agenda ESG (ambientais, sociais e de governança).

Basear-se nas estruturas existentes: o novo Conselho se basearia em trabalhos previamente estabelecidos. Os curadores considerarão esses materiais como uma base potencial para o novo Conselho desenvolver normas relacionadas ao clima. Para se preparar para este trabalho, a Fundação IFRS iniciará um processo de aproximação com as organizações relevantes.

Abordagem por blocos: ao trabalhar com emissores de normas de jurisdições importantes, os padrões emitidos pelo novo Conselho forneceriam uma base de Relatórios de Sustentabilidade globalmente consistente e comparável, ao mesmo tempo que proporcionaria flexibilidade para coordenação de requisitos de relatórios que capturassem impactos de sustentabilidade mais amplos.

Em breve será publicado um relatório completo com todos os comentários recebidos sobre a consulta pública.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: IFRS Foundation/Ibracon, em 09.03.2021