Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Presidente do Coaf assume Gafilat e pretende reforçar ações de prevenção e combate à lavagem de dinheiro na região

O presidente do Coaf, Ricardo Liáo, assumiu nesta quinta-feira (3), a presidência do Grupo de Ação Financeira da América Latina - Gafilat, sendo que seu mandato será exercido durante o ano de 2021, e a vice-presidência do órgão será exercida, nesse período, por Leopoldo Quirós, Diretor da UAFE do Equador.

Durante seu mandato, o novo presidente propõe dar ênfase à prevenção e ao combate á lavagem de dinheiro proveniente da mineração ilegal na América Latina. Também será dada prioridade à elaboração de diagnóstico sobre o uso das informações disseminadas pelas Unidades de Inteligência Financeira – UIFs (órgãos análogos ao Coaf) da região, bem como a adoção das melhores práticas desenvolvidas nesse tema pelos países do Gafilat.

O novo presidente também planeja dar ênfase à supervisão das Atividades e Profissões Não Financeiras Designadas (APNFD), que abrange inclusive setores não financeiros regulados pelo Coaf, A intenção, durante seu mandato, será aprimorar o intercâmbio de experiências sobre como é realizada a supervisão desses setores pelos países da América Latina.

Além dos citados eixos principais de seu Plano de Ação 2021, também deverá conduzir processos de avaliação mútua de países da região, que fazem parte da rotina do Gafilat, implementar o Planejamento Estratégico 2020/2025 aprovado pelo Plenário para os próximos anos, assim como executar as atividades administrativas do organismo e de desenvolvimento e oferta de ações de capacitação.

Fonte: Coaf, em 04.12.2020