Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Levantamento da KPMG destaca as prioridades da agenda dos Comitês de Auditoria no pós-pandemia

É com muita satisfação que anunciamos o lançamento da publicação "A Agenda do Comitê de Auditoria pós-Covid-19", que destaca os principais assuntos que permearão as reuniões desse órgão diante da nova realidade.

Os reflexos imprevisíveis da Covid-19 tornaram ainda mais desafiadora a identificação das prioridades para a pauta dos Comitês de Auditoria. Nesse sentido, o contexto de disrupção tecnológica, demanda dos investidores por transparência e de incerteza econômica e sobre os modelos de negócios exigem maior assertividade e, ao mesmo tempo, segurança para prevenir riscos.

Assim, o ACI Institute Brasil e o Board Leadership Center, da KPMG, recorreram a seus membros que atuam em Comitês de Auditoria para, junto com eles, repensar os assuntos que demandarão mais atenção na nova conjuntura. Dentre os temas, destacam-se:

• Redobrar o foco em ética e conduta, no compliance e no canal de denúncias;

• Garantir o alinhamento entre as atividades da auditoria interna e o gerenciamento de riscos;

• Endereçamento dado às questões de ESG (Environmental, Social & Governance);

• Assegurar o reconhecimento dos efeitos da pandemia nas demonstrações financeiras e em outras informações financeiras divulgadas.

Baixe a publicação na íntegra e tenha acesso a essas e muitas outras informações relevantes para o ambiente de negócios.

Gostaríamos de agradecer imensamente aos seguintes membros do ACI Institute Brasil, que contribuíram com perspectivas valiosas para a atualização deste documento: Ana Carracedo, Carla Trematore, Carlos Roberto de Albuquerque Sá, Fabrício Gomes, Flávia Mouta, João Verner Juenemann, Leonardo Pereira, Luciana Dias, Luiz Cláudio Ligabue e Renê Sanda.

Esperamos que esse material seja útil para suas atividades e nos colocamos à disposição para discutir qualquer questão relacionada a estes temas e para apoiá-lo(a) no que for necessário.

Boa leitura!

Atenciosamente,

Sidney Ito
CEO do ACI Institute Brasil e Sócio de Consultoria em Riscos e Governança Corporativa da KPMG
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernanda Allegretti
Sócia-diretora do ACI Institute Brasil e de Markets da KPMG
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: KPMG, em 26.11.2020