Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Saiba como funciona o Programa Agro+ Integridade

Intenção é estimular boas práticas e condutas entre as empresas. Quem adotar as regras de integridade será premiado com um selo emitido pelo Mapa

Dentro do esforço de tornar as práticas governamentais cada vez mais transparentes, o Governo do Brasil lançou nesta terça-feira (12) o Programa Agro+ Integridade, projeto para incentivar boas práticas de produção e relacionamento institucional no setor do agronegócio.

Com o programa, empresas do agronegócio que atuem de acordo com as regras vão participar de uma premiação anual denominada Selo Agro+ Integridade. O vencedor será escolhido por um comitê gestor, com o selo servindo como um comprovante de cumprimento das regras de transparência e ética. 

Ao aderirem ao programa, as empresas precisam adotar regras que combatam e previnam a fraude e a corrupção em seus diferentes níveis. Instituição de códigos de ética e conduta, treinamento a dirigentes e empregados e criação de canal de denúncias e departamento para apurar e punir más condutas estão entre as medidas previstas.

Sustentabilidade

No campo da produção e sustentabilidade, as empresas precisarão obter um certificado de nada consta emitido pelo Ibama, comprovar que têm nome limpo em crimes ambientais e adotar o programa de baixa emissão de carbono por meio do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Assim, as companhias e associações interessadas em conquistar o Selo Agro+ Integridade ao final do ano que vem deverão aderir às diretrizes propostas por meio da página do programa. O regulamento completo estará disponível até o final deste ano, e a premiação do selo será feita ao fim de 2018.

Mesmo que a empresa não ganhe o selo, ela terá o nome divulgado na pagina do Mapa na Internet junto às outras participantes. Com o programa, toda a cadeia produtiva ligada à agropecuária ganha em qualidade e segurança.

Fonte: Planalto, com informações do Mapa, em 12.12.2017.