Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

CGU lança campanha para promover integridade pública em órgãos federais

O Ministro Wagner Rosário fez o anúncio durante abertura da 2ª Reunião Técnica das Unidades de Gestão de Integridade (UGIs)

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participou nesta quinta-feira (3/9) de evento online para fazer o lançamento da Campanha de Integridade Pública no Governo Federal (#INTEGRIDADESOMOSTODOSNOS), que tem o objetivo de apoiar os órgãos e entidades nas ações que promoção de um ambiente mais ético e transparente. O evento marcou também a abertura da 2ª Reunião Técnica com as Unidades de Gestão da Integridade (UGIs).

Wagner Rosário foi enfático ao afirmar que “uma ação de integridade modifica o ambiente e a realidade do nosso país de uma forma muito forte. Esse é um trabalho que pode mudar os destinos do nosso país, e é por isso que estamos apostando tanto nele!”. Segundo o ministro, a campanha de comunicação é importante para garantir o envolvimento de todos: “não só da alta administração, mas de todos os níveis, dos chefes intermediários e dos servidores”.

“Vamos iniciar uma campanha para que vocês tenham uma série de ferramentas e, a cada mês, a gente possa explorar temas que são importantes no ambiente de integridade. São como pitadas de integridade”, explicou Rosário sobre a estratégia da campanha.

O ministro também ressaltou que essas ações são para evitar que “tantos casos de corrupção ocorram, criando um ambiente ético não só nos órgãos públicos, mas na sociedade como um todo”. De acordo com ele, os servidores públicos têm o compromisso de mudar a relação da população com o seu governo e com o funcionalismo. “Nós temos de dar o exemplo para sermos respeitados e cada vez mais valorizados. Com a promoção da integridade em todos os órgãos, nós estamos fazendo o trabalho da porta de casa, do Governo Federal, para dentro”, afirmou Rosário.

Frédéric Boehm, doutor em economia e coordenador do trabalho sobre Integridade Pública na América Latina da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Frédéric Boehm, também participa da reunião e destacou o papel das UGIs na articulação de políticas de integridade. Para Boehm, a integridade pública requer muitos elementos distintos, e as UGIs podem reuni-los e assegurar que haja um impacto positivo. “Elas podem liderar o processo de mudança cultural dentro de cada organização; é a elas que os servidores podem acorrer quando têm dúvidas ou perguntas sobre integridade”, explicou.

Para a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Claudia Taya, a campanha reforça o trabalho que vem sendo feito pelo governo para avançar na construção de um ambiente íntegro em todos os órgãos e entidades federais. Taya disse que as peças de divulgação elaboradas pela CGU também atendem a um pleito das UGIs, já que a comunicação é um dos pilares de um bom plano de integridade.

Campanha

No âmbito da campanha, foram produzidos kits com materiais promocionais que poderão ser utilizados pelos órgãos e entidades em ações de divulgação dos respectivos programas de integridade. Os kits contêm vídeo, folder, release, e-mail marketing e cartaz que tratam de temas relacionados à promoção da integridade pública. Entre os assuntos abordados estão: cultura de integridade, programa de integridade, assédio moral, assédio sexual, responsabilização, canais de denúncia, transparência, meritocracia e gestão de riscos.

A utilização dos kits seguirá estratégica elaborada pela CGU. A cada mês, um mesmo tema deverá ser tratado por todos os órgãos e entidades. Os materiais estão em fonte aberta e podem recepcionar as marcas/logos das instituições e/ou de seus programas de integridade.

Os materiais estão reunidos em um site todo dedicado ao tema da integridade pública: www.cgu.gov.br/integridade

Reunião técnica

O encontro, que reúne os responsáveis pelas UGIs, tem a finalidade de passar orientações, trocar experiências e compartilhar boas práticas que estão sendo adotadas pelos órgãos e entidades federais. Além disso, é oportunidade de conhecer as dificuldades enfrentadas pelas unidades. A primeira edição da reunião técnica aconteceu nos dias 22 e 23 de julho de 2019.

Nesta segunda reunião, a CGU também busca incentivar os órgãos e entidades que ainda não entregaram seus planos de integridade. Para isso, haverá um momento dedicado somente a essas unidades, no qual a equipe técnica da CGU buscará entender as dificuldades e propor uma agenda de capacitação customizada, voltada à elaboração dos planos de integridade. O objetivo é que os órgãos e entidades apresentem seus insumos e elaborem o plano com a ajuda da equipe da CGU.

A CGU assumiu o compromisso de ter, em dezembro deste ano, 100% dos órgãos com seus planos de integridade publicados. Dados do Painel Integridade Pública, em 28/08/2020, mostram 86% de órgãos com planos de integridade aprovados. 

Fonte: CGU, em 03.09.2020