Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Autoridades do MInfra participam de reunião com representantes de compliance das 12 maiores empresa de infraestrutura do Brasil

Em reunião nesta quinta-feira (13), gestores falaram sobre os projetos anticorrupção em andamento na pasta

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Rodrigo Cruz, a subsecretária de Conformidade e Integridade do MInfra, Fernanda Costa de Oliveira, e o assessor de controle interno, Wagner Oliveira, participaram na manhã desta quinta-feira (13) de uma reunião com integrantes da Ação Coletiva de Engenharia e Construção da Rede Brasil do Pacto Global, ligada à ONU. Eles mostraram o trabalho do Programa Radar Anticorrupção e o selo “Infra + Integridade, que irá atestar as empresas mais comprometidas com a transparência em suas gestões.

A ação coletiva reúne representantes de compliance das 12 principais empresas do segmento de construção. Eles convidaram os integrantes do MInfra para fazer um panorama das ações que visam combater a corrupção na gestão pública e incentivar uma cultura de ética e valores nas administrações privadas. “Foi uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e tirar dúvidas dos participantes, que são a referência no setor de compliance em suas empresas. São eles que irão conduzir os processos internos para que as companhias participarem da seleção para aquisição do selo “Infra + Integridade”, declarou Fernanda.

O secretário-executivo adjunto, Rodrigo Cruz, exibiu uma apresentação sobre o programa Radar Anticorrupção e explicou os principais pontos sobre como será a seleção das empresas que poderão se candidatar ao selo. A iniciativa é o sétimo pilar do programa Radar Anticorrupção, criado pelo MInfra, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e dificultar os desvios de conduta e de recursos públicos. “Nossa gestão está totalmente comprometida com a transparência na utilização de recursos e temos um departamento dedicado exclusivamente a esse acompanhamento”, declarou Rodrigo.

Desde a criação do programa, há um ano, já foram realizadas mais de 500 análises de integridade e encaminhadas 260 denúncias às autoridades policiais e órgãos de controle.

Fonte: Ministério da Infraestrutura, em 13.08.2020