Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

O Instituto Ética Saúde aglutina o clamor da sociedade brasileira pela sustentabilidade e transparência do setor

Com a vinda da pandemia do COVID-19, o que está em jogo hoje? Pessoas, milhares de pessoas! E mais o tecido social que as contém, que as organiza.

Para isso, precisamos otimizar todos os recursos que dispomos no setor de saúde. Não podemos permitir que se reproduzam durante a pandemia, os mesmos erros que nos trouxeram até aqui.

O bem maior de um país não é sua reserva de ouro ou seus recursos minerais, suas reservas florestais ou mesmo a água. Nada disso serve se não houver gente! E gente organizada, em condições de aproveitar essa riqueza, como forma de desenvolvimento humano.

Com a vinda da pandemia do COVID-19, o que está em jogo hoje? Pessoas, milhares de pessoas! E mais o tecido social que as contém, que as organiza.

Para isso, precisamos otimizar todos os recursos que dispomos no setor de saúde. Não podemos permitir que se reproduzam durante a pandemia, os mesmos erros que nos trouxeram até aqui:

  • Desvios de dinheiro público ou privado;
  • Má gestão pública.

E em cada um desses dois itens, uma enorme lista de fatos e ações relevantes, resultando em distorções que comprometem a ética: a ganância e a falta de escrúpulos, a corrupção, o oportunismo e dezenas de outros substantivos relacionados ao comportamento humano, individual ou atuando por ou em nome de instituições. Como sociedade, temos que buscar a evolução através da educação e desenvolvimento.

Na velocidade da pandemia, urge a transparência e mecanismos de controle. O cidadão precisa acordar e trabalhar para mudar o destino do Brasil, o que não será feito pelos governantes mas através da mobilização da opinião pública.

Estamos atentos para a experiência das pessoas, nos relatos de abusos e fraudes, abertos para o controle social, sem tirania, sem vingança, mas com empatia, e buscando o bem-estar do próximo, na direção de uma sociedade plural e justa

O Instituto Ética Saúde convoca a todos para esse novo tempo, por uma sociedade ética, pela transparência! Participe!

https://www.canalconfidencial.com.br/canaleticasaude/

ÉTICA NÃO É MODA ! ÉTICA É SAÚDE !

Fonte: IES, em 07.04.2020