Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Empresa catarinense representa o Brasil no maior evento internacional de inovações para a Justiça, na Holanda

A desenvolvedora de soluções tecnológicas Softplan participa do Innovation Justice Forum, que reúne 300 especialistas de 50 países

Tiago Melo, especialista da Softplan, durante apresentação no evento Innovation Justice Forum

Pelo segundo ano consecutivo, a Softplan - uma das mais influentes LawTechs do mundo - representa o Brasil em um dos maiores eventos internacionais de inovação para a Justiça, o Innovation Justice Forum. A empresa, que é desenvolvedora do SAJ (Sistema de Automação da Justiça) - solução pioneira na digitalização da Justiça na América Latina -  é a única brasileira no fórum, que reúne cerca de 300 especialistas e entidades do setor, de 50 países. O evento ocorre em Haia, na Holanda, de segunda até esta quarta-feira.

A participação da Softplan no fórum é um convite do instituto que promove o evento, o The Hague Institute for Innovation of Law (HiLL). O acesso à Justiça é um tema cada vez mais discutido no mundo, principalmente com as sociedades ampliando sua capacidade digital de forma exponencial. Colocar esta temática em constante evidência é o objetivo do HiLL, que organiza anualmente o fórum. Em 2020, o foco é discutir formas de investimento para a Justiça. A Softplan participa com dois especialistas em diferentes painéis. 

Entre os grandes desafios atuais para o acesso à Justiça está a limitação humana diante de um número gigantesco de informações. O ecossistema passa a ser mais ágil quando há tecnologias que apoiem os operadores do Direito em suas tarefas.                

“Nos últimos anos, surgiu uma teoria chamada Economia Comportamental, que evidencia de forma mais clara as limitações cognitivas do raciocínio humano. A partir disso, começamos a tomar nota de como o cérebro funciona para entender qual influência nossas tecnologias devem ter para resolver essas limitações”, explica Tiago Melo, especialista em tecnologias para a Justiça da Softplan, que está presente no evento. 

Com base nesse conceito, a empresa desenvolveu soluções voltadas a conciliadores. Essas novas tecnologias foram compartilhadas no fórum internacional por Tiago num painel voltado a cientistas sociais, designers, estatísticos, psicólogos, focando em pessoas e técnicas.  

Fonte: Dialetto, em 06.02.2020
Foto: Divulgação/Softplan