Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

CGU participa do lançamento do Programa de Integridade do MDR

Objetivo é promover uma cultura de ética e transparência em todas as esferas de atuação do ministério

Ideia é guiar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), José Marcelo de Carvalho, participou nesta terça-feira (22) do lançamento do Programa de Integridade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo é promover uma cultura de ética e transparência em todas as esferas de atuação, norteando os integrantes da pasta em ações de gestão de risco, com mecanismos de prevenção, detecção e combate a fraudes e atos de corrupção.

A ideia é guiar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público. Composto por várias etapas, o Programa é coordenado pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI) do MDR e conta com a orientação técnica da CGU. A AECI capacitou 40 funcionários para atuarem como pontos focais, executando ações de educação e prevenção.

A iniciativa atende ao disposto no Decreto 9.203/2017, regulamentado pela CGU, que tem como finalidade estabelecer procedimentos para a estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade em órgãos e entidades do Governo Federal.

Participaram também da cerimônia o secretário substituto de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Márcio Denys Pessanha Gonçalves e a coordenadora-geral de Integridade Pública da CGU, Carolina Carballido.

Fonte: CGU, em 24.10.2019