Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Servidores participam de curso inédito sobre compliance na Seção Judiciária do Amazonas

Em ação pioneira, 29 servidores participaram do curso gerencial “Compliance na Justiça Federal do Amazonas”, realizado de 14 a 18 de outubro na sede da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM).

Conduzida pela professora Ângela Neves Bulbol de Lima, doutora em Ciência da Informação e Marketing pela Universidade Fernando Pessoa (Lisboa/Portugal), e especialista em compliance pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a capacitação teve o objetivo de disseminar e esclarecer o conceito de compliance, qualificando o corpo funcional da SJAM para a cultura voltada à realização de atividades em conformidade com as normas da instituição.

Nos últimos anos, o compliance tem ganhado mais espaço em empresas particulares e públicas. Esse conjunto de disciplinas tem a função de monitorar atividades e assegurar que os envolvidos na instituição ajam de acordo com as práticas de conduta da organização. Essas práticas devem ser orientadas pelo código de conduta e pelas políticas da entidade, já que estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.

“No âmbito corporativo, uma organização ‘em compliance’ é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva sua integridade e resiliência, assim como a de seus colaboradores e da alta administração”, explicou Ângela Neves.

Encerrando o evento, no dia 18 de outubro, o professor, escritor e juiz federal William Douglas, titular da 4ª Vara Federal de Niterói (SJRJ), ministrou a palestra “Compliance na Justiça Federal” para participantes do curso e demais servidores da Seccional amazonense.

Fonte: Secos-SJAM

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 21.10.2019