Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

11º Concurso de Desenho e Redação da CGU tem recorde de participação

Edição deste ano, com tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, mobilizou 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas, em 1.192 municípios

O 11º Concurso de Desenho e Redação da CGU teve recorde de participação. A edição deste ano, com o tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”, mobilizou 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas, em 1.192 municípios, o que resultou em 851.182 trabalhos produzidos em sala de aula. As inscrições aconteceram no período de 4 de março a 23 de agosto de 2019.

Na próxima etapa, realizada de 26 de agosto a 28 de novembro, os trabalhos apresentados e previamente selecionados pelas escolas serão analisados pela Comissão Julgadora, composta por servidores da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) e das Unidades Regionais da CGU nos Estados.

A iniciativa busca despertar no público estudantil o interesse pelos temas relativos à ética, à cidadania e ao combate à corrupção por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.

Crescimento expressivo

O Concurso de Desenho e Redação da CGU, promovido desde 2007, já mobilizou mais de 3,5 milhões de estudantes em 21 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O CDR tem obtido, a cada ano, crescimento expressivo na quantidade de participantes.

O certame é divido em 14 categorias. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos concorrem com trabalhos do tipo “Desenho”. Já do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os participantes concorrem com trabalhos do tipo “Redação”, de 20 a 30 linhas.

A logística do concurso é coordenada pela equipe da Educação Cidadã da Coordenação-Geral de Cooperação Federativa e Controle Social (CFECS/STPC), e toda a lisura do processo é garantida por meio de um moderno e exclusivo sistema eletrônico para realização de inscrições, envio e julgamento de trabalhos. A ferramenta foi desenvolvida e é mantida pela Diretoria de Tecnologia da Informação da CGU.

Resultado e premiação

A divulgação do resultado do 11º CDR está prevista para 29 de novembro de 2019, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) e no site de Educação Cidadã da CGU.

O Concurso irá premiar com tablet e certificado de reconhecimento os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria (39) e os respectivos professores orientadores (39). As três instituições que desenvolverem a melhor estratégia para debater o tema ("Plano de Mobilização") serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã” com notebook e certificado.

A premiação é viabilizada por meio de parcerias com instituições como a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: CGU, em 17.09.2019