Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

CGU realiza 12ª Reunião da Comissão de Coordenação de Controle Interno

Encontro visa promover integração e homogeneizar entendimentos entre órgãos e unidades que compõem o sistema de controle interno do Executivo federal

Durante a reunião, um dos assuntos discutidos foi a proposta de alteração de classes de benefícios financeiros da Instrução Normativa nº 4

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, na última quinta-feira (12), a 12ª Reunião Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI). Foram abordados temas como o papel de supervisão técnica nas auditorias internas; normativos que versam sobre o controle interno; e a participação de auditores internos em comissões e similares.

Participaram do encontro, o ministro Wagner Rosário, o secretário-executivo José Marcelo e o secretário Federal de Controle Interno adjunto Gustavo Queiroz, entre outros representantes da CGU. Também estiveram presentes, representantes do Ministério da Cidadania, da Casa da Moeda do Brasil, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das Secretarias de Controle Interno (CISET) da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa.

Durante a reunião, um dos assuntos discutidos foi a proposta de alteração de classes de benefícios financeiros da Instrução Normativa nº 4, de 11 de junho de 2018, que aprova a sistemática de quantificação e registro dos resultados e benefícios da atividade de auditoria interna governamental do Poder Executivo federal.

A comissão também debateu o andamento das ações referentes à publicação da Portaria nº 2.662/2019, que instituiu grupo de trabalho para “estudo e apresentação de proposta referente ao estatuto das unidades de auditoria interna”. A assessora técnica da Diretoria de Auditoria na Área de Estatais da CGU, Cecília Carrico, representa a Controladoria na composição do grupo, ao lado de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) e do Ministério da Infraestrutura.

Função consultiva

A CCCI é um órgão colegiado de função consultiva do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. A Comissão tem a finalidade de efetuar análises, formular propostas e sugerir procedimentos para avaliação e aperfeiçoamento do controle interno no âmbito do Governo Federal.

A CCCI é presidida pelo ministro da CGU e tem em sua composição os titulares da Secretaria Executiva, SFC, Consultoria Jurídica (CONJUR); além de representantes da ANAC, Casa da Moeda do Brasil (CMB), Ministério da Infraestrutura e Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (CISET/PR).

Fonte: CGU, em 16.09.2019