Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

CGU, AGU e MPF realizam Semana de Combate à Corrupção Transnacional

Evento reunirá especialistas da América Latina e Caribe para debater medidas de responsabilização de pessoas jurídicas e combate ao suborno

A Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) promovem, entre os dias 3 e 6 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), a Semana de Combate à Corrupção Transnacional. A iniciativa reunirá especialistas da América Latina e do Caribe para debater a responsabilização de empresas, ferramentas de enfrentamento ao suborno entre os países e boas práticas anticorrupção, além de outros temas correlatos.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participa da abertura da Semana, que será nesta terça-feira (3), às 9h. A cerimônia será aberta à imprensa e contará com a presença do ministro da CGU, Wagner Rosário, do advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A chefe substituta da Procuradoria Contra o Crime Econômico e a Lavagem de Dinheiro na Argentina, Maria Laura Roteta e o analista legal da Divisão Anticorrupção da OCDE, Apostolos Zampounidis, também participarão da solenidade.

Nos dias 3 e 4, dentro da programação da Semana, será realizada a II Reunião da Rede de Agentes de Combate ao Suborno Transnacional da América Latina e Caribe (LAC LEN), somente com a participação de autoridades dos países membros da rede. A pauta terá foco em questões relacionadas à responsabilidade de pessoas jurídicas e à investigação de casos de corrupção transnacional envolvendo pessoas jurídicas.

Nos dias 5 e 6, será a vez do Treinamento em Combate à Corrupção e Suborno Transnacional, voltado aos profissionais e agentes públicos – inscritos previamente no evento – que atuam na área. O objetivo é aprofundar pontos considerados relevantes para a efetiva aplicação dos normativos de combate à corrupção, dentre eles a Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013). A capacitação será ministrada por membros da CGU, da AGU e do MPF, além de representantes do Departamento de Justiça Norte-Americano (DOJ), da Federal Bureau of Investigation (FBI) e da Securities and Exchange Commission (SEC).

Serviço
Abertura da Semana de Combate à Corrupção Transnacional
Data: 3 de setembro de 2019 (terça-feira)
Horário: das 9h às 9h30
Local: Palácio do Itamaraty – Sala San Tiago Dantas, subsolo
Endereço: Zona Cívico-Administrativa, Bloco H – Brasília (DF)

Fonte: Procuradoria-Geral da República, em 02.09.2019