Instituto Ética Saúde confirma 1º Fórum Anual para o segundo semestre

10ª reunião do Conselho Consultivo reuniu representantes da Fehoesp, Abraidi, Anahp, CBCTBMF, CBDL, Sobecc, SBPC/ML, Ibross, OSB e Instituto Ethos

O Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde anunciou que irá realizar o 1º Fórum Anual sobre integridade na saúde, em agosto. A notícia foi dada, em primeira mão, para os representantes do Conselho Consultivo, durante a reunião realizada no dia 9 de abril, na sede da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (Fehoesp), em São Paulo. 

Depois das boas vindas dada pelo diretor da Fehoesp, Luiz Fernando Ferrari Neto, o diretor executivo do IES destacou a presença do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) e do Observatório Social do Brasil (OSB) no encontro, como os mais novos integrantes do Conselho Consultivo. “A questão de ética é atemporal, é sociológica, é geracional, e este desafio de manter o conceito sempre atualizado é um dos papeis que temos”, disse Carlos Eduardo Gouvêa.

O presidente do Conselho de Administração, Gláucio Pegurin Libório, convocou o Conselho Consultivo a ser ainda mais efetivo. “Nós já trilhamos um caminho longo, mas precisamos avançar muito mais. E aqui temos representantes de praticamente todos os segmentos da saúde, para serem fontes de novas ideias”.

Foi anunciado um esforço conjunto para aperfeiçoar a interlocução com a saúde suplementar. “Cada um de vocês, na sua entidade, tem uma aproximação com uma ou mais operadoras. Nós precisamos aproveitar essa força individual para ajudar o coletivo, para prosperarmos. Temos certeza que vocês podem fazer a diferença”, enfatizou Gouvêa.

Foram apresentadas a nova composição de associadas (222 no total); os grupos de trabalho; e os eventos nacionais e internacionais realizados em 2018 e os previstos para 2019. “Nosso Fórum, a ser promovido com o FGVethics, está confirmado para agosto, com a presença de todos os atores da saúde, de representantes do governo e dos órgãos regulatórios que têm acordo de cooperação com o IES”, destacou o diretor executivo.

Gláucio Libório lembrou que o evento é de todas as entidades e associações que compõem o IES, representantes da indústria, dos profissionais de saúde e das fontes pagadoras. “Convido a todos a nos ajudar a construir uma programação robusta e agregadora”, finalizou.

Reuniões regionais

Já na semana que vem, o Instituto vai iniciar um roadshow pelo Brasil, para ampliar o diálogo com os associados. O QualIES, programa de avaliação do nível de maturidade do sistema de integridade das empresas associadas ao Instituto Ética Saúde, e o Programa de Educação em Compliance na Saúde do IES e Fehosp no EducaSus, por videoconferência, serão amplamente divulgados nesta rodada de reuniões regionais.

A agenda completa está no site do Instituto Ética Saúde: www.eticasaude.org.br

Fonte: IES, em 12.04.2019.