Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Sindapp lança publicação da Comissão de Ética em formato e-Book

O Sindapp acaba de lançar a publicação “Gestão Responsável - Sob Enfoque da Ética” que está disponível gratuitamente no formato digital (e-Book). O livro é resultado do trabalho dos membros da Comissão de Ética do Sindicato, sob coordenação da advogada e especialista Aparecida Ribeiro Pagliarini. O texto compila artigos escritos pelos membros do colegiado, com o objetivo de proporcionar reflexões sobre temas atuais e sobre o cotidiano dos profissionais das entidades fechadas que envolvem a conduta ética, como por exemplo, reputação ilibada, programas de integridade, risco de imagem, entre outros.

“É uma publicação voltada para a prática do dia-a-dia. Não é um livro filosófico, nem acadêmico. O objetivo é contribuir com a conduta ética dos profissionais, diretores e membros dos conselhos das entidades fechadas”, comenta Aparecida. A especialista explica ainda que a opção pelo formato digital tem a finalidade de contribuir para a sustentabilidade ao promover a economia de papel.

“O e-Book trata de um ponto que representa o alicerce de nosso sistema que é a base e dos fundamentos da ética. É uma ação que está alinhada com o planejamento estratégico do Sindapp, que segue os valores éticos e de integridade”, comenta Jarbas Antonio de Biagi, Diretor Presidente do Sindapp.

Comprometimento - No primeiro artigo do livro, Aparecida Pagliarini aborda o tema “A Eficácia(ou não) dos Programas de Integridade. “A falta de comprometimento de órgãos colegiados e pessoas é uma das causas de ações e omissões antiéticas e ilegais, mesmo sob o risco de multas, perda de reputação, inabilitação, em alguns casos, e até dissolução da empresa ou intervenção e liquidação, em outros”, diz. Ela reforça a ideia que os programas de conformidade só funcionam quando todos os profissionais e dirigentes tiverem comprometimento com a integridade e com padrões moralmente aceitáveis.

Ricardo César de Araújo Melo, que é o Diretor do Sindapp responsável pela Comissão de Ética, também enfatiza o papel de todos os colaboradores e dirigentes. “A fundamentação ética de uma entidade fechada de previdência complementar resulta, basicamente, dos preceitos morais de seu capital intelectual – conselheiros, diretores, membros do comitê de investimentos e empregados –, os quais devem seguir um conjunto de normas e de princípios de conduta consubstanciados em padrões de comportamento exemplar e irrepreensível”, escreve na introdução ao livro.

Além da introdução, a publicação está dividida em cinco artigos, cada um deles escrito por um membro da Comissão de Ética. Confira a lista dos artigos e seus autores:

1. A Eficácia (ou não) dos Programas de Integridade - Aparecida Pagliarini

2. O que é Reputação Ilibada - Bernardo Coelho de Andrade

3. Ética da Administração Pública no Âmbito das EFPCs - Glewerson Luiz Caron

4. Ética e Criação de Valor - Jeremias Xavier de Moura

5. Ética, Imagem e Fomento - Sérgio Wilson Ferraz Fontes

Clique aqui para baixar o e-Book gratuitamente.

Fonte: Acontece Abrapp, 21.03.2019.