Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Simpósio Internacional Anticorrupção reúne especialistas do Brasil e Estados Unidos para debater o tema e propor soluções

Evento contará com as exposições do juiz americano que presidiu ação coletiva contra a Petrobras Jed Rakoff, da deputada estadual Janaína Paschoal, do desembargador Fausto De Sanctis e do jurista Modesto Carvalhosa

Acontece no Centro Integração Empresa e Escola (CIEE), no Itaim Bibi, em São Paulo, no dia 29 de abril, a primeira edição do "Simpósio Internacional Anticorrupção – O Combate à Corrupção e a Nova Era". O evento discutirá a grande corrupção e suas consequências devastadoras para a sociedade brasileira, entre elas a instabilidade política e a grave crise econômica, vivida nos últimos anos, além dos seus efeitos em escala global e os desafios que devem ser enfrentados daqui em diante. Na oportunidade, serão analisadas as leis e regras vigentes, assim como, a necessidade da introdução de novas políticas públicas e de reformas políticas, eleitorais, legais, criminais, administrativas e econômicas.

De acordo com pesquisa realizada pela Transparência Internacional, em janeiro deste ano, o país caiu nove posições e passou a ocupar o 105º lugar, entre os 180 países analisados no ranking que avalia a corrupção no setor público. Em uma escala na qual, países em mais (zero) ou menos (100) corruptos, o Brasil ficou com 35 pontos, pior resultado desde 2012. O estudo apontou, ainda, que a queda do país no índice se deve aos efeitos da Operação Lava Jato. Para o Chairman e idealizador do Simpósio, Jorge Washington de Queiroz, especialista em combate à fraude e corrupção e autor do livro "Corrupção. O Mal do Século", a corrupção é o maior crime cometido contra a sociedade e, para que seja combatido e debelado, de forma eficaz, é preciso adotar uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, a fim de entender sua dinâmica e intercorrências, entre todas as suas variáveis.

Para Queiroz, o resultado das eleições de 2018 foi marcado pelo clamor da vasta maioria dos brasileiros pelo fim da corrupção, da impunidade e do foro privilegiado – novos paradigmas, nesta era que se inicia. Os eleitos devem cumprir estas exigências manifestadas nas urnas. "Por isso, entendemos que este seria o momento adequado de organizar este importante simpósio, que traz nomes relevantes para falar sobre o assunto, com a experiência de grandes realizações, assim como as medidas que devem ser tomadas e os grandes desafios que representam", afirma.

Para debater o tema, o evento contará com a participação de importantes e respeitadas autoridades na área, com diferentes formações e nacionalidades, entre eles o juiz federal do Distrito Sul de Nova York, responsável pela condução de processos de corrupção, fraude e crime financeiro nos Estados Unidos (EUA), que presidiu a ação coletiva contra a Petrobras, que resultou no acordo para pagamento de 2.95 bilhões de dólares pela petroleira aos investidores, Jed Rakoff. Estarão presentes, também, o desembargador do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3), Fausto De Sanctis, reconhecido internacionalmente pelo combate a crimes de corrupção, fraude, colarinho branco, lavagem de dinheiro e crime organizado no Brasil; a deputada estadual de São Paulo Janaína Paschoal, eleita em 2018, com o maior número de votos da história do Brasil, autora da ação de impeachment contra a, então, Presidente Dilma Rousseff; o advogado e jurista Modesto Carvalhosa, e o PhD em economia, consultor do Banco Mundial, FMI e entidades dos setores privado e público, que irá presidir e moderar o evento, Roberto Troster.

Queiroz ressalta que esta é uma oportunidade singular para debater o tema combate à corrupção e a nova era. "É de extrema importância a discussão deste tema central, pois o estrago causado, econômica e socialmente, pela corrupção é devastador. Falência do Estado, pobreza, desemprego, exclusão social, violência, entre outras mazelas, além da precariedade de toda a infraestrutura na saúde, educação, transporte, saneamento, energia, estradas, previdência, entre outras", completa.

Serviço: "Simpósio Internacional Anticorrupção – O Combate à Corrupção e a Nova Era"

Onde: Centro Integração Empresa e Escola (CIEE) – Espaço Sociocultural (Teatro CIEE) - Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi- São Paulo (SP);

Quando: 29 de abril de 2019;

Horário: das 8h30 às 13h;

Programação e inscrições: www.ibgt.com.br

Sobre o Simpósio Internacional Anticorrupção

A primeira edição do "Simpósio Internacional Anticorrupção - O Combate à Corrupção e a Nova Era", evento sem fins lucrativos, propõe o debate sobre corrupção e suas consequências para a sociedade. Com renomados conferencistas, o simpósio irá discutir sobre as leis e regras vigentes, assim como a introdução de novas políticas públicas e as reformas políticas, eleitorais, legais, criminais, administrativas e econômicas. O evento foi idealizado e concebido pelo especialista em combate à fraude e corrupção Jorge Washington de Queiroz, que é formado em engenharia pela Marquette University, com Mestrado em Dinâmica de Sistemas pela Universidade de Bergen e cursos de Pós-Graduação em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em finanças pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em direito e economia pela Universidade de Bergen, além de cursos de Doutorado em ciências políticas e filosofia na Universidade de Bergen. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de inteligência e estratégia, gestão e liderança, finanças e jurídico, reestruturação, fusões e aquisições, mercado de capitais, relações governamentais e gestão riscos, o Chairman do simpósio já atuou como Conselheiro, CEO, CFO e coordenou estudos sobre crimes financeiros no Brasil, para a United Nations Commission on International Trade Law (UNCITRAL), comissão das Nações Unidas sobre o direito do comércio internacional. É autor do livro "Corrupção, O Mal do Século – Entender para Vencer o Maior Crime contra a Sociedade". Recebeu, ainda, os prêmios de empresário e empresa do ano.

Fonte: Segs, em 20.03.2019.