Cadastre-se e receba o nosso conteúdo

Artigos e Notícias

Lançamento da cartilha “Trabalho sem Assédio” marca Dia Internacional da Mulher

Evento aconteceu na sede do Ministério Público de São Paulo

O lançamento da cartilha "Trabalho sem Assédio" marcou a comemoração do Dia Internacional da Mulher na sede do Ministério Público de São Paulo, na capital paulista, nesta sexta-feira (8/3). "Viva as mulheres", afirmou o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ao testemunhar a importância da contribuição de todas elas para o fortalecimento da instituição. A cartilha foi elaborada pelo Subcomitê de Igualdade de Gênero, que funciona no âmbito do Comitê de Gestão de Pessoas da subprocuradoria. "Quero agradecer a todos os integrantes do subcomitê. Quero agradecer ao Paulo pelo convite", disse a procuradora Joiese Salles, membro do Conselho Superior do MPSP e do comitê. Ela coordenou a elaboração da cartilha.

Para a corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner, o processo de transformação cultural em busca da igualdade de gênero deve se basear na educação. "Não falo só da educação formal", anotou Tereza, a primeira mulher na história a responder pela Corregedora do MPSP. O subprocurador-geral de Justiça jurídica, Wallace Paiva Martins Junior também prestigiou o evento. De acordo com ele, "a história do Direito no século 20 é a história da equalização jurídica da mulher". O diretor-geral do MPSP, Ricardo Leonel, assinalou que "celebrar o Dia Internacional da Mulher é celebrar o ser humano", destacando a importância de se buscar a igualdade em todos os campos.

A diretora do CRH do MPSP, Sônia Regina Costa, aproveitou a ocasião para destacar o que considera uma marca da atual gestão: a parceria entre membros e servidores. "Antes, não tínhamos aqui no Ministério Público servidores junto com promotores e procuradores", afirmou Sônia, que integra o comitê. O promotor Roberto Salles, responsável pela Coordenadoria Geral do Servidores e outro integrante do comitê, parabenizou a todos pela iniciativa da cartilha e adiantou: "Outros assuntos serão tratados por esse subcomitê".

Além das pessoas que se manifestaram, as promotoras de Justiça Mylene Comploier (coordenadora do Centro de Apoio à Execução) e Maria Stella Milani (coordenadora do Núcleo de Incentivo em Práticas Autocompositivas) também compuseram a mesa. Maria de Fátima Alcantara e Silva, depois da abertura, desenvolveu o tema "A mulher do 3º Milênio se Presenteia Todos os Dias". A celebração foi encerrada com uma apresentação do Coral do MPSP.

Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo, em 08.03.2019.